domingo, 26 de novembro de 2006

CONTRA DICÇÕES

Dr.
dói-me o peito
do cigarro
do bagaço
do catarro
do cansaço
dói-me o peito
do caminho
de ida e volta
do meu quarto à oficina
sem parar
sempre a andar
sempre a dar
dói-me o peito
destes anos
tantos anos
de trabalho e combustão
dói-me o luxo
dói-me os fatos
dói-me os filhos
dói-me o carro
de quem pode
e eu a pé
sempre a pé
dói-me a esperança
dói-me a espera
pelo aumento
pela reforma
pelo transporte
pela vida e pela morte.
Dr.
já estou farto
de não ser
mais que um braço
para alugar
foi-se a força
e o meu corpo
é como o mosto pisado
como um pássaro insultado
por não poder mais voar.


Dr.
eu não sei ler
os caminhos
por dentro
dos hospitais
mas alguém há-de aprender
entre as rugas do meu rosto
o que não vem nos jornais
e não há nada no mundo
nem discurso
nem cartaz
capaz de gritar mais alto
que as palmas das minhas mãos
que o meu sorriso sem jeito,
Dr.
Dói-me o peito…
José Fanha, Eu sou Português aqui, ed. Ulmeiro

8 comentários:

Abssinto disse...

Excelente!!! Erecteu, obrigado! Não sabia que o José Fanha tinha coisas neste registo...

abraço

Maria disse...

E a ti o que é que te dói?


beijinhos da bolachinha

Elipse disse...

lembro-me da voz dele a recitar isto em directo.
Era na "Vaca Cornélia"(não estou a brincar!), não era?
Nunca tinha visto o poema todo escrito, nem sabia que estava publicado. É especialíssimo!

Erecteu disse...

Maria,
Na fase "condor" o que não doi?}
Beijinhos

-------
Elipse,
'E da Cornélia sim senhora.
Dito por ele é de facto inesquecível.
Bjs

Maria Arvore disse...

Obrigadão, Erecteu!:)
Como a Elipse lembro dele a dizer isto na Cornélia com o seu vozeirão pausado.
Quase me tiraste a dor do peito. :)

DF disse...

Tb sou "do tempo" da Cornélia e vi isso. Compreendo AGORA bem melhor, entrada e refestalada no Clube CONDOR....:)Bj

Toix disse...

Ora aqui está um post muito bonito...

Erecteu disse...

Marie-baum
O Fanha, o Fausto, o Jorge Palma e outros de grandeza inversamente proporcional ao "low porfile" que vestem, onde é que andam?
Um beijinho.
-----------

Diefe, amor de Mich,
O Condorismo não é só desvantagens, felizmente.
Bjs.

--------

Toix, meu guru,
Hoje é dia de festa. Chegaste sem tirar os sapatos, ao contrário do que costumas fazer.
Mas houve lá isto aqui não é só pra mimos, é pra gente se rir quando alguém bate com o cu no chão.
Um abração.