segunda-feira, 16 de agosto de 2010

very britishly & polish

Têm por hábito, circunstancialmente, os britânicos falarem do tempo quando mais nada de substante ocorre.


Pois bem, hoje está um magnífico dia.

Pois está, retorquiria o interlucutor, very britishly & polish.

A minha alma lusa perante factos e sem argumentos, diria que ficaria parva e, complicada como é, pôr-se-ia a lucubrar se estaria um magnifico tempo para ocupar soldadinhos de fogo, secar o tomatal, aquecer a pele prenunciando uma corrida aos dermatologistas com direccionamento para o IPO ou se simplesmente os subidtos de sua majestade quereriam dizer que faz sol. Não sei nem me ocorre ir perguntar, lá longe, à entronada Elisabeth. Mas, pensando bem, poderíamos perguntar ao PGR que, segundo opinião sua, dele, se sente com poderes similares aos seus, dela.

But... porque não investigar? Consulte-se o tempo, AccuWeather.

Oh diabos! Estamos a ser invadidos por uma onda laranja e se nos ativermos exclusivamente a Portugal podemos apercebemo-nos de um triangulo vermelho de base irregular!

Não sabendo lidar com búzios nem ossinhos, estando a Maia de férias, não vos restam outras altenativas se não dar corda aos miolos ou auscultarem o Professor Erecteu, formado na escola da vida em para-psico-tudo-e-mais-alguma-coisiologia.

Oiçam pois a reportagem da Cêéneéne:

-Bom dia prof, queríamos...

-Já sê, saber como tá o tempo, né? Tá maravilhoso.

-E...

-Que vêja esse papeli, né? Nã preciso de veri, nem preciso de concentrar-mi. É o mapa de portugali onde está anexo uma futura nossa, província.

-Mas professor...

-O triangulo? Oh homi, qual triangulo, qual carapuça, aquilo é mas’é um losango, um losango assim com’a modos do triangulo das Bermudas. Trará muito afundamento, de fortunas fáceis, topa?

-Oh professor...

-O mê amigo se se tivesse dado ao trabalho de ler a mensagem...

-Que men...

-A de Pessoa, carago, como dizem lá os sês amigos galegos do norti. Aqui ao lemi sou mais do qu'eu, nã ta dou aquilo que n'é teu... e por aí a fora.

-Desculpe...

-Pois olhi, o losango prenuncia que o império se estenderá até ao Brasili, Portalegri assumirá o papeli da antiga Portucal, mas de manêra muito mais rênadêra...

-Reinadeira, quer dizer, a brincar?

-Nã, a rênar à força toda, mas alegremente.

-E quem vai reinar?

-D. Loição I, o Reinador d’aquém e d'alem mar

-Professor, diz isso com um ar tão sério...

-Então já nã posso eu reinar? Estou teso mas em férias, homem dum cabrão.


PS- Menos doutoralmente direi que é a imagem estilizada de um riso de escárnio a mal dizer sinas de quem não limpa florestas municipais ou nacionais, de quem apadrinhou o abandono dos campos subscrevendo PAC's ou Pec's, de quem guardou na gaveta, até à última, projectos de veículos eléctricos e, por ventura, guarda os de sintetização do hidrogénio; de mim que cortei aquele arbusto e aquela arvore, de ti embora não saiba porquê...


Sem comentários: