domingo, 22 de agosto de 2010

Feitio

Quem não o tem? “Do marisco à bifana, há de tudo.” – como diz o mê Paulinho da Vila, nome que lhe ficou embora o burgo tenha sido promovido a cidade.

São feitios. Diz-se com condescendência mas sempre acompanhado de um franzir de qualquer coisa. Mas, cá pó je e para nous, que ninguém nos lê, o dele é tramado. Teso com’é, mais fácil cede dinheiro do que passagem se lha quiserem forçar; é o seu espírito, feitio, de contradição que não o deixa ver ninguém à rasca sem que lhe valha, ou que mete velhinha na linha, se dissimulada se faz à caixa do Mini, não fora isso e outra galinha cantaria: -Faz favor minha senhora, passe lá, tem tão pouca coisa e eu tanto tempo tenho...

Quem bem o tope, como eu, se o gajo se esforçasse mais um bocadinho até lhe poderia ser atribuído o diploma de bi ou até mesmo de tri-polar. Mas na verdade vos digo que o cabrão não é mau tipo, pecando só por ser um pouco, demais, naif levando a vida demasiado a sério.

Há uns tempos comecei a vê-lo macambúzio, nã lhe via ameaça de saltar um dentinho com as suas piadinhas, joco-irónicas com que brinda os mais próximos... - Olá, pensei eu pó meu fêxecler, a depressão dos Açores deslocou-se pó Bº do Castelo.

-Então Martírio –é o nome qu’herdou da mãe- como vai isso?

-Hã...

-Vá lá, desembuxa, diss’eu, a medo.

-Tou chateado. E o sacana não desenvolvia, parecia uma carripana movida a gasoil low-cost.

-Tás chateado porquê?

-Estou preocupado, disseram-me que tenho um feitio do caralho, não acho justo.

-Não ligues Martírio.

-Se calhar, até têm razão e agora percebo porque me chamam judeu.

-...?

-Sim, tenho espelhos em casa, chamam-me judeu e desde que me disseram que tenho um feitio do caralho comecei olhar-me melhor. É uma porra ter uma cabeça com um feitio do caralho e não ter prepúcio.

Sem comentários: