sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Ippon


Era uma vez... e fujam que lá vem história, né seus trastes?


Já não se lembram, meus, do tempo em que os bichos não liam... até arregalavam os olhos em cada pausa metida a tempo certo, ou em arrastar de frase colocada no registo dos graves, dos protestos de quando o final ficava para o dia seguinte ou, quando curta suplicavam – vozinha, conta lá mais uma, conta...

Mais tarde as histórias foram outras. Acho que, lá pela quarta, comecei a meter-me na vida de uns fidalgotes franceses que acabaram enrolados com uma Tareja e uma Urraca e a partir daí foi uma coboiada, ora contra moiros ora contra castelhanos, varríamos tudo à rambada, digo, à lambada. É verdade que a par foram entrando o Buck Rogers, Kit Carson e à socapa do bando mais alargado, os mais íntimos trocavam Mickeys e Donalds, enfim concessões a gostos mais de meninas.

Mais tarde a coisa piou mais fino e afinfaram-nos com melodramas de Diniz, dramas de Herculano mas aquilo que eu gostaria de ter lido era mesmo aquele em que o herói era um padre, acho que de nome Amaro, mas esse era mais difícil de arranjar do que aquele cromo que não deixava acabar a colecção; mudei de colégio várias vezes mas ou não tinham ou não podia ser requisitado, coisas da vida... mas acho que um dia ainda pego nele.

Depois, depois passamos a fazer histórias; umas de amor outras cómicas, outras ainda tristes, essa deveriam começar por: “Once ipon a time...” especialmente as que acabam, connosco a lamber feridas, sem forças para praguejar.

Ippon Seoi nage, ou melhor ippon sayonara.

Ippon é um termo japonês comum no judô. Pontuação utilizada em competições de judô, atribuída quando um golpe, desferido de forma correta, resulta na projeção do oponente, com queda, desde que este fique com as costas por completo no tatame Com esta pontuação a luta termina, podendo assim a luta resolver-se em um único golpe. Este pode igualmente ser atribuído em caso de imobilizações, dentro do tempo regulamentado, desistência do adversário em caso de chaves, de estrangulamento, e em resultado de dois wazari.



Sem comentários: