segunda-feira, 23 de agosto de 2010

O primeiro nunca se esquece

A ordem de comando, denunciando irritação de noite mal dormida, se dormida veio cava e rouca: -OUTRO...

Não importava quem, alto ou baixo, magro ou gordo, loiro ou moreno

-OUTRO, Nnnnnão ouviram? Se o primeiro outro pusera em marcha todo o serviço de apoio que se resumia a uma míope que não fazia inveja a uma petinga seca, fará a um carapau, o segundo, acrescido Nnnnnão puseram a senhora a bater as socas de madeira em passo de corrida acelerado.

-Entrem, entrem disse assistente multifunções, contorcendo-se, com a expressões de quem quer ir à casinha de banho.

Pela mão de minha mãe entrei; no meio de um cenário no mínimo estranho, pelos objectos estranhos que não prenunciavam nada de promissor mas sobretudo pelos cheiros dei; com ele de costas oferecendo à vista um pescoço de rodes sobressaindo de uma bata pretensamente branca

-Sente-o. o homem não falava, comandava.

Com as devidas ajudas lá amarinhei cadeira acima e me instalei desconfortavelmente naquela imensidão sem saber onde pôr os braços face ao desajuste ergonómico.: Enorme, tez morena, nariz achatado semeado de pelos, manápulas de onde saíam umas excrescências travestidas de dedos, avançando para mim pôs-me de boca aberta que nem foi preciso receber instruções complementares. Sentando-se a minha frente foi pegando em objectos: espelhinhos percorriam-me todo por dentro enquanto ele fazia uns “hunms”, chegou a vez de uma espécie de anzolinho que ora percutia ora ia escarafunchando até que dei, simultaneamente, um salto e um urro.

-Assim não posso trabalhar, foi o bastante para a mutifunções me manietar; face ao insucesso... entrou minha mãe na lide não me restando outra hipótese do que recorrer, em legítima defesa, ao espernear face ao ataque de um sinistro aparelho do tempo dos discos de 45 rpm que zumbia e agia como martelo pneumático.

-Traga o lençol raios...

E foi assim que me sacaram o primeiro dente, pelos vistos com processos que nem eram exclusivos do Dr, Qualquer coisa de Matos, ex- boxeur, jogador inveterado em noites longas no Automóvel Clube.

Com agradecimentos ao Abílio que me enviou esta foto, amigocom quem partilho afinal mais padecimentos passados do que ele imagina.

Sem comentários: