segunda-feira, 11 de junho de 2012

Vinde a mim as criancinhas


Se vos disser que “Ficacom”é uma expressão derivada de um neogalicismo, não pensem que vos estou a ofender, independente das coneries de que sejam eventualmente capazes.

Atenham-se simplesmente a “Restavec”, expressão que  refere crianças sem tecto mas com fome e sede de sobra, avassalados por doenças e entregues por suas mães a quem lhes pudesse valer.
 Agora recordo-me da bronca que foi tratada na imprensa, pouco depois do terramoto, aquando da detenção de uns membros de uma ONG, acusados de quererem “raptar” umas quantas infelizes criancinhas. Na altura fiquei sem saber o que disso pensar. Tratava-se de arrogância da organização que desrespeitava as autoridades locais ou estava-se perante burocracia de inspiração “tontons macoute”?

Os “restavec” são profusamente aproveitados como mão-de-obra barata por parte de algumas (muitas) famílias haitianas que, sob a capa de generosa piedade, dos "restavec" em troca recebem trabalho e não raramente as sujeitam a lascivos abusos e frequentes agressões de brutalidade inimaginável.

Infelizmente este fenómeno traz-me à memória muita coisa que não abona a favor da nossa presença além-mar reveladora de um desprezo ou falta de consciência de coisas a que hoje chamamos de "direitos fundamentais" e se mais não digo, por agora,  mas penso no que se passará aqui ao virar da esquina a uns quantos desempregados e como se sentem as pessoas, um povo dependente!!!

Esta coisa tem gaitas...

Sem comentários: