sexta-feira, 15 de setembro de 2006


Nuno Grande, Médico e professor universitário culmina o seu artigo de opinião "Ensinar, instruir e educar" com:
“Na memória de cada um de nós reside a imagem de professores que cruzaram as nossa vidas e no adjuraram a ser quem somos.”

Será uma opinião que vale o que vale. Uns concordarão outros não.
O que o Sr. Professor Grande não sabe é o que retenho na minha memória sobre ele próprio.
Não tendo sido seu aluno, fui por ele marcado indirectamente através de um seu discípulo, o meu amigo Zé, na altura no primeiro ano de medicina.
É verdade queNuno Grande não é para mim uma pessoa totalmente desconhecida uma vez que era então seu vizinho, parede meia num longínquo local, em tempo já remoto.
A imagem resultante da opinião desse meu amigo associada ao juízo formado a partir de uma postura, observada à distância e da diferença de idades que nos separava, gravou de forma indelével a imagem de professor, que me norteia: Rigoroso, exigente, afável e elegante.
Um abraço na hora de jubilato, se me permite, vizinho.

Sem comentários: