quinta-feira, 4 de outubro de 2007

As cataratas

Che é a figura romântica da história. A memória pode até ser curta, mas passadas dezenas de anos, um estranho fenómeno impede a sua morte: a sua constante presença icónica. Cuba realça o elevado carácter de Che, médico-guerrilheiro de vocação internacionalista. Imaginado, muitas vezes emprestou a pele: montando uma mota, e ironia do destino, em barricadas opostas, por matas de África, foi-lhe copiado o bigode e a forma de colocar a boina.
Imagino o jovem Che fazendo o Juramento de Hipócrates, tendo dificuldade em aceitar que o médico se recusasse a prestar os cuidados devidos a Mario Terán.
E para finalizar, vejo ainda Mario Terán “claramente vendo” diante de si um pelotão de fuzilamento sob as ordens de El Comandante gritando.


FUEGO



Aprendimos a quererte
Desde la historica altura
Donde el sol de tu bravura
Le puso cerco a la muerte

Estribillo:
Aqui se queda la clara
La entraniable transparencia
De tu querida presencia
Comandante Che Gevara


Vienes quemando la brisa
Con soles de primavera
Para plantar la bandera
Con la luz de tu sonrisa

Estribillo


Tu mano gloriosa y fuerte
Sobre la historia dispara
Cuando todo Santa Clara
Se despierta para verte

Estribillo

Seguiremos adelante
Como junto a ti seguimos
Y con Cuba te decimos
Hasta Siempre, Comandante

Estribillo

quarta-feira, 3 de outubro de 2007

3 em 1, noves fora nada

Estou-me cagando mas o uso desta forma verbal foi proibido lá para terras de Vera-Cruz, por razões que não serão naturalmente resolvidas com esta medida, mas vou indo...

Quando for grande, se alguma vez vier a ser, é bom que não se esqueça de que esta vida funciona segundo o princípio muito fiável, mas não infalível, do “shutle”, do vai-vem. Por vezes estrala lá no ar como os foguetes que festejam a vitória de Menezes, outras estrala-nos nas mãos, como no dia em que se tem que mostrar no estendal a roupa mais intima.

Para quem contava com todos caso ganhasse, sem que se explique convenientemente, não fica lá muito bem demitir-se das funções que desempenhava, sob pena de ficar a ideia de que se trataram de inconvenientes cuspidelas para o ar, ou de que o ego é bem maior do que a estatura fisica.
Os homens não se medindo aos palmos de alguma forma se medirão.



terça-feira, 2 de outubro de 2007

De preferência

Gosto de viajar, pois gosto. De todas as maneiras: quer faça sol ou chuva, sozinho ou acompanhado de preferencia de uma mulher, e só... somente em ultimo recurso até porque não sou dos que trocam uma pessoa, de preferência uma mulher, por um cão que há quem diga ser o melhor amigo do homem.
Frases feitas, é o que é. Valem o que valem como:

ainda deMora muito?

É o cabo d'arco

uma carga de trabalhos

A talho de foice.

Andar aos S´sà partida: O mosquito é o pior inimigo do para-brisas

A senhora que passou por mim e me fez aquele jesto de dedo em pirueta sobre a testa, tem razão. Concordo; de câmara na mão debruçado sobre o tablier, pode não vir expresso no código mas... quando ando sózinho dá-me para inventar, desculpe.

Mas... desculpe lá, o seu marido a quanto ia? A 140 ia eu!

Não sou de modas

Sento-me para escrever este texto, depois de estar para cima de 72 horas sem blogar! É obra.
Dirão, tá bem mas andas p'aí a roer as unhas e...
Falso. É falso, o que é que as unhas têm a ver com as cuecas? É verdade que as rato até ao sabugo, mas poderá ser pela abstinência. Abstinência do tabaco ou de outra qualquer, né?
72 horas sem as minhas marias e maneis, é algo de tão grandioso que me sinto no direito de ter o nome inscrito a par dos Marques e dos Meneses, dos Gamas, Cabrais e Camões, dos Silvas e Costas até.

Fui-me com a notícia da eleição de Meneses, e volto com o país em alerta amarelo, estranha coincidência. Nada de mais a não ser que a tendência para o Outono / Inverno deste ano, pelo menos, é de saias pelo meio da perna a par de juros a subirem e acções a descerem. As cores da moda serão vivas em contraste com o cinzentismo que, abaixo e acima, andam pela Calçada de S. Bento. As peças folgadas em drapeados largos afrontarão o apertar dos cintos familiares e o estreitar do investimento público. A flexibilidade da escolha de adornos ofuscará a insegurança daqueles a quem é oferecida uma maior mobilidade no emprego, a caminho do desemprego.

Por último, os tecidos serão finos, leves e diáfanos, propiciando um invejável ar de aparente frescura, de tal modo que ouvir-se-ão, vindas do Restelo ou Belém, velhas vozes clamar:
Mas o gajo vai nu!


E por falar em frescura, os que há mais tempo por aí calcorreiam, sob pena de verem o deficiente sistema imunitário a colapsar, e ainda que a eficácia seja reduzida, vacinem-se, aproveitem o sistema de saúde.


Não sei é se vão a tempo

sábado, 29 de setembro de 2007

APREensão

estou APREensivo, mas não se preocupem, é comigo mesmo
chega Menezes em estilo, sem pompa ou circunstancia,


vai-se Mendes pela direita baixa, no seu estilo e nas circunstancias que me deixam APREensivo


somente porque nunca me imaginei a desejar tanto a alternância
APRE!

sexta-feira, 28 de setembro de 2007

O amigo da onça

Até nas promessas está mais fraco", criticou Diogo Feio, referindo-se ao anúncio feito pelo primeiro-ministro no último debate mensal com a abertura, nas Lojas do Cidadão, do balcão "Perdi a Carteira".

Com ironia, Diogo Feio questionou: "Será que também assistiremos à abertura de balcões sucessivos como o 'Perdi a segurança', 'perdi o emprego', 'perdi a consulta', 'perdi a escola', 'perdi a empresa', 'perdi anos e anos nos tribunais', tudo culminando daqui a dois anos num balcão a abrir no Largo do Rato 'perdi as eleições'?".
Andem lá, não custa nada admitir que o gajo até tem piada



***

força Tiago

SUSSEXO PARA OS NUS


Velasquez . Tiago Nené, traz a chancela lirismo minimalista e isso basta para não correr riscos



29 de Setembro16.00



Magnolia Caffé - Praça de Londres

(Lisboa)

quinta-feira, 27 de setembro de 2007

A mim não me interrompem


"A mim não me interrompem com a chegada de um treinador de futebol. Acho que há regras, a SIC tem regras diferentes das minhas. Tenho que ser respeitado"



É assim mesmo, bem feita, prontos.

Como um episódio tão pequenino afecta! Não fosse ele, o citado, pequenino e provavelmente seria afectado por coisas bem maiores.
Mas eu percebo-o. Também sou dado a amuos. Quando numa roda de amigos não seguem as minhas quase brilhantes dissertações, se pudesse até fuzilava e não era só com o olhar. O estafermo ou estaferma que desvie a atenção, duma piada ou anedota que estiver ensaiando no momento, estaria feito comigo, pudesse eu.
Está claro que disfarço, mal mas disfarço.

Ocorre-me agora invertendo os papéis: o Sr. Lopes voltaria para o avião se soubesse que estavam a interromper uma entrevista a Mourinho, só para o ouvirem? Se o confrontarem com esta questão, ele é menino para dizer que jamais...
Mas jamais o quê?
Tá bem, acredito que sim que voltasse, mas aproveitando a boleia, cá para mim, até podia voltar para o útero de sua mãe, mais até o deixava escolher o caminho.

***

ainda não sei se até dia 29 o erecteu faz sair outro post. Consta que, por razões que se prendem com o luar, se prepara para rebaldarias rumo ao sul. Confidenciou-me que não estará presente no lançamento dos "Versus Nus", e que por isso te manda um abraço.

força Tiago

SUSSEXO PARA OS NUS


Velasquez . Tiago Nené, traz a chancela lirismo minimalista e isso basta para não correr riscos



29 de Setembro16.00



Magnolia Caffé - Praça de Londres

(Lisboa)

quarta-feira, 26 de setembro de 2007

Somos bons na cama

Vem isto a propósito da comadre que encismou qu’eu coisa e tal não sou bicho de deixar a raparigada ficar mal.

Claro que sou bom na cama, ora essa! Muita bom até! Caio nela e a partir dos 45 graus já tou a dormir com o ar mais sério do mundo. Acontece porém que se fordia de festa, nã sê s’é das endomorfinas ou do esforço, - sim qu’eu sou mui esforçado! – o certo é que ferro com um sorriso nos bêços, de fazer inveja ao menino jesus.

Bem a parte má embora não a pior é que me pedem a “definição de ser bom na cama” como neste capitulo até não sou um mau teórico aqui fica sinteticamente:
É como na guerra.
E explicitando; vale tudo. Vamo-nos ao outro com todo o armamento e não o poupamos; sem dó nem piedade quer gema quer grite; se s’agiganta... deixa-se avançar, fazer as despesas; se s’agacha, é porque está mesmo a “pedilas”, né?

Agora, as nomeações, o pior do melhor:

Elipse, anda lá filha qu’esse teu ar sério pede que te chegues à frente. Bute ao confessionário. Se nã te chegares inda melhor dou asas à imaginação :)

Vague com esta lua cheia estamos em maré altas, desculpa lá mas, explica lá como rezas.

DaMulaRussa: Dá-mo lá russa, dá-m’as definições equações e faz-me as ilustrações; a mon avis, és boa nisso.

Nanny , deixa-te de seilás e se nã sabes inventa filha, toca a pôr a boca no trombone e explica-te.

Psique Antes que te ponhas com ideias vamos lá a contar com'é, se for como imagino toca a vestir o amianto porque o vulcão vem lá.
E.T. - Não incluí aqui o Rui no ramalhete, não é porque ele o descompusesse, pelo contrario, mas era safadeza a mais pedir-lhe uma reportagem sobre o assunto.
Pensando melhor...



***

e como o devido nem é prometido


Velasquez . Tiago Nené, traz a chancela lirismo minimalista e isso basta para não correr riscos

29 de Setembro16.00

Magnolia Caffé - Praça de Londres
(Lisboa)


Espero que compareçam todos.

Assim a vida é uma espiga

O novo Estatuto dos Deputados determina que «o registo de interesses é público e deve ser disponibilizado para consulta no portal da Assembleia da República na Internet, ou a quem o solicitar».
in Sol
..."mas até terça-feira essa informação não se encontrava na página do Parlamento, à excepção do registo do deputado do PS António José Seguro, que o próprio decidiu disponibilizar."
mas há casos exemplares:
documentos que aparecem em branco, em que só estão visíveis os respectivos nomes.
o do presidente do CDS-PP, Paulo Portas,
o do socialista Carlos Lopes
e no registo de interesses do líder parlamentar do PCP, Bernardino Soares, a sua letra aparece tão apagada no formato digital que não se consegue identificar uma palavra.
Palavras para quê?
São artistas portugueses




***
Velasquez . Tiago Nené, traz a chancela lirismo minimalista e isso basta para não correr riscos

29 de Setembro16.00
Magnolia Caffé - Praça de Londres
(Lisboa)
Espero que compareçam todos.


terça-feira, 25 de setembro de 2007

Estarei com os azeites ou com os vinagres?

Os “Plano director Municipal” (PDM’s) são instrumentos imprescindíveis para a administração, devendo ser seguidos rigorosamente. O rigor dos PDM’s está contudo defendido, na medida em que quando se reconhece interesse público que o justifique é possível a tomada de medidas que os contrariem. Quem reconhece o interesse publico é o governo e ainda bem que tão bem se governa, né? -Bom dia Sr Espirito Santo.
Ond'é qu'ia eu? Com isto perdi-me!
Ah! Os PDM's!
Os PDM’s, durante a sua elaboração, são sabiamente enformados por legiões de técnicos que integram as comisshões de acompanhamento, acabaram por acabar com as bandalheiras: Ali industria, além habitação e serviços, acolá floresta, aqui nicles, e assim por diante: batadoides.
É um tal desvelo pela ordem, que até me chegam as lágrimas aos olhos, recordando-me do sucexo de Brazilia. Sim sucexo com x pois aquilo é uma foda: Em permanente rotação, um terço da cidade está vazia, o que facilita bastante a vida… aos ladrões. De dia roubam onde foi planeado dormir e de noite assaltam onde se trabalha de dia. GENIAL, né?.
-Então…?
Então o quê? Não me atrapalhem, é lógico que sou pela ordem embora, confesso, me guste um pouquito de desordem.
Congratulo-me com o bot’abaixo das Fontes da Telha e com o desmoronar das casas de fim-de-semana, fruto de muito sacrifício… e ousado oportunismo que, começando por umas tabuinhas, não raramente acabam em chalé. Congratulo-me com os supetões dados nas barragens, em roulotes e tendas, por causa das barracas que se vão fixando e amontoando orgânicamente como o bolor cresce em pão.

Congratulo-me com isso e muito mais, por exemplo, por ainda ser possivel montar uma tenda à beira mar e curtir, curtir até mais não.

O Instituto de Conservação da Natureza e Biodiversidade (ICNB) revogou a decisão tomada pela comissão directiva do Parque Natural da Arrábida e deu luz verde à alteração das cotas de exploração da SECIL nas pedreiras do Outão

JURO

***
Velasquez . Tiago Nené, traz a chancela lirismo minimalista e isso basta para não correr riscos

29 de Setembro16.00
Magnolia Caffé - Praça de Londres
(Lisboa)
Espero que compareçam todos.


segunda-feira, 24 de setembro de 2007

100 palavras

se vos perguntarem, digam que era um mimo
era mesmo um miminho

Haverá duas sem três?

Não sendo um crente, o que me alivia de muito stress expectante, acredito que há coisas para acontecer, E ontem, vendo bem, já hoje aconteceu tropeçar no “Carteiro de Pablo Neruda” e em “Feios Porcos e Maus”, de seguideira, isso mesmo.
Duas obras que me despertavam curiosidade, mas atrás das quais nunca me dera ao trabalho de correr, finalmente, ao ver a programação da TV, esperei-as como caçador entocado.

“O Carteiro de Pablo Neruda”, afinal é de Antonio Skármeta, vejam lá! Como sou dado a exageros de apaixonado, direi simplesmente: Não haverá muitas mais coisas assim que eu perderei inevitavelmente? E o "assim" é o sublime dum personagem representado magistralmente.
Depois, lá para a uma da matina, convidado esperado, Ettore Scola, entra-me casa adentro. Não seria para me surpreender pois de “Feios Porcos e Maus” estava eu à espera vai para trinta anos. Mas BRUTTI SPORCHI E CATTIVI surpreendeu e bem! Outra obra prima de representação. O humor amargo do Neo-realismo italiano deixa marcas, se não perguntem a Emir Kusturica.

Ainda maravilhado sou sacudido por um apelo:

Velasquez disse...
Ola,
é possivel fazeres um post pequenino a divulgar o lançamento em lisboa do meu livro? podes usar a capa. no meu site esta a info:
www.tiagonene.pt.vu
conto ctg lá tambem, claro:)
vai estar la algumas pessoas conhecidas. Aparece!

Deixas-me entalado.
Por convicção, já fiz meia dúzia de posts divulgando sites, blogs e diversos géneros de obras; por encomenda não; never on sunday, capicci?
Mas c'os diabos, Velasquez traz a chancela lirismo minimalista e isso basta para não correr riscos, afinal se já fui, hoje, bem surpreendido duas vezes…
29 de Setembro16.00
Magnolia Caffé - Praça de Londres (Lisboa)
Espero que compareçam todos.


domingo, 23 de setembro de 2007

E TU?

As coisas vão felizmente mudando, vai-se desvanecendo, o estigma que levava familiares a ocultarem-nos em quartos, por vezes acorrentados.Infelizmente não tão rápido como é desejavel, o Estado vai intervindo e sentimentos de culpa ou resignadas expiações por estranhos castigos divinos vão diminuindo.
Até ao dia em que acções concretas não sejam necessarias, até se perderem os comportamentos desajustados de presumiveis normais, não me conformo.

***
FÓRUM EUROPEU DA DEFICIÊNCIA

1997-2007: DEZ ANOS DE LUTA PELOS DIREITOS DAS
PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

Vamos fazer com que a Discriminação com base na Deficiência
passe à História


Combater a Discriminação face às pessoas com deficiência é um
assunto que diz respeito a TODOS



sábado, 22 de setembro de 2007

Flexi insegurança

Conhecia-a de muito longe, envolta em capas que escondiam fraquezas. Diz-se que dos fracos não reza a história mas como não sou historiador, até lhe achava graça, afinal não há mais forte do que aquele que faz das fraquezas forças.
Pois, tão forte é a sua fraqueza que à sua volta tudo baila de bico, é que a fraqueza pode dar folgo à verve, rapidez ao pensamento e transmutar pele suave e bem cheirosa em couraça, entupir os lacrimais para soltar, mesmo assim a custo, lágrima só de raiva, o riso aflorar-lhe de escárnio, do lábio soltam-se trovas de maldizer, tal como a água fresca se perde em areias.
Um simples véu descai e a menina, em frágil doce, desponta traquina quebrando avisos, desprotegida, como brisa fresca afagando o deserto.

sexta-feira, 21 de setembro de 2007

sempre


à volta

***

Maria, Di,

Nada mais do que uma peça de um "simples" torno mecânico, afiando uma alfaia agrícola. A pouca luz e o brilho do metal, a parte do todo, fazem o mistério, se o há.

quinta-feira, 20 de setembro de 2007

Mas o que é que o Resende tem a ver para a história e o mijo tem a ver com as cuecas?

Vocês sabem lá, diariamente, mal me aproximo de casa dá-me uma vontadinha… Espero que a vizinhança não se aperceba das minhas contorções de corpo, das atrapalhações com chaves e papeis, dos apertões de pernas e contracções do esfíncter na tentativa de controlar aquela súbita vontade de mijar! É a chave que não acerta à primeira, é a porta que empanca no inimaginável, é o saco que se escapa, é a corrida para a sanita, é a tampa que se estampa, é o tiro em leque que desespera qualquer mulher ciosa do seu lar.

Eu confesso que não, e o(s) Sr(s) Ministro(s), conhece a Vila de Resende?

De certeza que já lá passou pelo menos, quando tocou a prometer um futuro melhor. Não sou bruxo mas vejo-o espalhando simpatia e palavras de reforço da fé num Portugal melhor.


Eu nunca passei por lá pois não fica a caminho de nada, isto é, encostada ao Douro , entalada entre a Ponte de Cinfães e Lamego, só lá vai quem quer.


Eu sei como é, pois já andei por ali perto. É um sobe e desce por meio de curvas e contra curvas que transformam quaisquer trinta quilómetros numa eternidade; é a eternidade que separava uma parideira de Lamego. Bons tempos!


Agora... parir é um pouco mais além, em Viseu, pelo que, a uma grávida que entre em trabalho de parto, só na deslocação, espera-a mais do que uma horinha feliz.

Estar apertadinho para uma mijinha é obra, Sr. Ministro, e não me venha com conselhos de dar atenção à prostata que não estou para aí virado. O quê? Marcadores? Pois, tá bem deixa, os gajos apanham a malta e começam logo a calçar a luva.

Perco-me! Veio-me isto a propósito de:


Criança nasceu em ambulância na A24

Uma criança do sexo masculino nasceu hoje, cerca das 12:00, numa ambulância dos bombeiros de Resende, a cerca de 12 quilómetros de Viseu, quando se dirigia para o Hospital São Teotónio. Desde que a maternidade do Hospital de Lamego - a mais próxima de Resende - encerrou, há cerca de um ano, os Bombeiros Voluntários de Resende já deram assistência a cinco partos, segundo o comandante José Ângelo. (Lusa)



Bom o senhor domina-se e domina, mas olhe que ainda não lhe falei das caganeiras súbitas, ouviu?

É que quando isso dá, só lhe digo que é uma merda,

uma ganda merda mesmo.

segunda-feira, 17 de setembro de 2007

domingo, 16 de setembro de 2007

A queda das 10 folhas

A minha Maria de vez em quando faz-me destas e eu... vindo dela é como uma carícia, mas vós outros nã s'atrevam.
Bom Marioska, os 10 livros que mudaram a minha vida, os dez livros, os dez... tou lixado tenho qu'inventar pois acho que não li tantos.
Como fica bem abstrair, começo pelo básico, o livro de assentos de baptismo e registo da Igreja na N. Sra da Conceição e o meu primeiro livro de leitura, que me deu imenso prazer até chegar aos ditongos: Ai! ... Ui!




Bom, posto isto de parte o que fica?

1.
de Júlio Diniz, "Uma Família Inglesa" .
Lido debaixo de uma latada ao fundo de um comprido quintal entre as passas de uns clandestinos cigarritos, foi a descoberta, aos treze anos, do prazer da leitura. Afinal os livros sem bonecos podiam ser giros! Havia vida para lá dos Cóbois e do FBI.
2
de Jonh Steinbeck, "A um Deus Desconhecido"
Em detrimento de outros, por muito estimulante que foi, aos dezasseis anos. Ainda hoje revejo nele o cheiro da terra molhada pela chuva.
3
José Mauro de Vasconcelos, "MEU PÉ DE LARANJA LIMA"
Faria qualquer morrer a rir se pudesse ver-me a lê-lo. Não digo porquê pois preservo a minha reputação de muy macho. Aos 23 anos quando o tempo parou de contar.
4
DE Gabriel Garcia Marques, "CEM ANOS DE SOLIDÃO"
Como que a "never ending story"
5
De Isabel Allende, "A CASA DOS ESPIRITOS"
Por uma deliciosa leitura partilhada com amor
6
De Margueritte Yourcenar. "A Obra ao Negro"
7
De Umberto Ecco, "O Nome da Rosa"
e 8
De José Saramago, "O Memorial do Convento"
Apresento-os em bloco porque os li de "seguideira", num entusiasmo em crescendo. Juro-vos que são os livros que nos descobrem, felizmente.
9
de Mário de Carvalho, "UM DEUS PASSEANDO PELA BRISA DA TARDE"
Este, "já velho", escritor é o testemunho do legado de escritores portugueses que sou forçado a omitir, mas que a minha maria referenciou.
10
de Mário Zambujal, "CRÓNICA DOS BONS MALANDROS"
A vida também se vive a rir. Li-o no 15 entre o Calvário e Algés. Por mais de uma vez apanhei gente a olhar-me com pena, isso mesmo: dó, da minha figura. Sempre é melhor do que ser apanhado a ressonar.

quinta-feira, 13 de setembro de 2007

É, é uma chatisse!

Há por aí muita cueca entaladas nos rabos, como por exemplo:
Gibraltar em Espanha
Ceuta em Marrocos
Israel na Palestina
As FalkLands / Maldivas na Argentina, muitas, muitas mais haverá.

O Tibete existe? Se calhar tanto como Olivença existirá para Yung Lee Yong, na minha perspectiva mal comparado está claro, mas com suculento significado para uns quantos bons lusitanos..
Sua Santidade veio a Portugal para visitar o quê? Quem o convidou? Parece-me que Sua Santidade veio jogar fora pois é sabido que nem pode jogar em casa. Até está a jogar muito bem, Sua Santidade está, com certeza, à espera que os Governos dos países que visita, façam o seu jogo, não é? Até nem é pedir muito!
Há quem diga. embora mal comparado, que Sua Santidade violenta, para ser mais suave, força, em defesa de seus ideais o que quer dizer, em seu próprio interesse, o que convenhamos é legítimo, muito mais sabendo que é por uma tão boa causa.

Sua Santidade joga com o peso todo que sabe ter, licitamente faz carga de ombro quando faz o seu jogo, mas, tenha paciência, os governantes em quem eu minoritariamente não votei, não querem fazer o jogo de Sua Santidade.
A democracia é uma chatice.


O simpático e sempre sorridente XIV Dalai Lama teve oportunidade de nos brindar com esta:
"Onde vou quero ir sem uma agenda política, apenas com o meu sorriso"
E depois com estas:
"A verdadeira questão do Tibete não é só a do meu regresso, mas os direitos de seis milhões de tibetanos",

"Quando estamos perante um conflito, devemos conhecer as pessoas - até Ben Laden - saber quais são as suas queixas, ouvi-las. Se for possível uma forma de compromisso, muito bem, senão, é melhor entender qual é o seu ponto de vista."

"Recebi um convite e um bilhete de avião. Estou feliz."

Perceberam?
Eu não percebi se era para nos deixar, o bilhete de volta, de qualquer forma, sinceramente, desejo que nos visite amiúde.